Atitudes importantes que fazem bem para o coração

O músculo mais importante do nosso corpo merece atenção e cuidados. Para garantir a saúde do coração é preciso algumas atitudes simples. Doenças cardiovasculares são as que mais matam. Infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e morte súbita estão no topo dessa lista.

As mudanças no organismo acontecem a partir dos 40 anos. Por isso, é importante prevenir o quanto antes a hipertensão, sedentarismo, obesidade, diabetes, cigarro e estresse, por exemplo. Controlar esses fatores vão manter o coração saudável por muito mais tempo

Fumo

A primeira atitude é largar o cigarro. Quando a pessoa para de fumar, o risco de morrer do coração diminui pela metade. Em cinco anos essa probabilidade zera. A dependência com a nicotina potencializa as doenças cardiovasculares, além de ter enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma e até problemas oncológicos, como leucemia, câncer de pulmão, entre outros órgãos.

O cigarro estimula o deposito de colesterol nas paredes das artérias dificultando a circulação e provocando um derrame cerebral por meio da formação de coágulos. Dessa forma, é necessário reduzir o colesterol com um cardápio rico em peixes, azeite extravirgem, castanhas, verduras e legumes.

Comida

A alimentação saudável e equilibrada unida com exercícios são medidas importantes para baixar o colesterol ruim e aumentar o nível do bom no sangue. Quando estamos acima do peso, o coração precisa de mais força para bombear o sangue.

Aliás, praticar atividades físicas previne muitas doenças e não apenas as do coração. Uma caminhada já ajuda ganhar disposição. Melhora os vasos sanguíneos, a glicose, diminui o sedentarismo e o risco de ter trombose.

O sedentarismo engorda. Ficar muito tempo sentada prejudica a coluna e dificulta a circulação. Sempre que for possível, levante. Faça pequenas caminhadas para beber água e ir ao banheiro. A água ajuda a manter o organismo saudável, além de diluir o sangue e evitar a formação de trombos. Segurar o xixi por muito tempo aumenta a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Para melhorar a circulação, mexa os dedos dos pés ou contraia a panturrilha. O sobrepeso também dificulta o controle do colesterol e da pressão arterial

Estresse

Entretanto, nem sempre é fácil moderar o estresse e a tensão. Mas ficar nervoso não contribui em nada. Aliás, isso só danificará o sistema nervoso. Segundos já são suficientes para alteração da pressão. Hipertensão arterial é uma doença crônica que atinge os vasos sanguíneos, coração, cérebro e rins

E para deixar tudo no controle e o coração batendo cada dia mais forte, deixe de lado o açúcar, sal e gordura que são inimigos do coração.

O consumo em excesso de açúcar aumenta o índice de glicose no sangue, responsável pela diabetes. O sódio é sal. Então, modere a compra de produtos industrializados. Alguns chegam a ter sete vezes mais sódio que outros, por isso, fique sempre atento ao rótulo.

Evite o abuso de gordura saturada, frituras e embutidos. Troque-as por um cardápio cheio de frutas, legumes, verduras que são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Fonte: Estadão Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *