Busca Ativa Escolar: Evasão escolar na rede pública cresce entre alunos de 8 a 13 anos de idade em Picos

A Secretaria de Educação de Picos, em parceria com o Selo Unicef, lançou o programa “Busca Ativa Escolar”. O projeto tem como objetivo levar para a escola, ou de volta a ela, jovens e adolescentes que estão fora da sala de aula ou foram matriculados e não comparecem na escola.

Nossa reportagem conversou com a Gestora do projeto “Busca Ativa Escolar”, Ivana Araújo, que confirmou que a taxa de abandono ainda é muito alta na rede pública. Ainda no início do programa já foram detectados mais de 30 alunos na faixa etária de 8 a 13 anos fora da sala de aula. “ A princípio nós já temos quase trinta alunos, a gente já estar em alerta com esses alunos visitando as casas”.

Segundo relatos da gestora, a principal causa da evasão escolar é devido ao desinteresse dos pais. “ Muitos são falta de interesse mesmo dos pais em levar a criança para a escola, a maior causa é essa falta de interesse”, disse a gestora.

Ivana conta que já foram realizadas buscas em várias escolas e visitas a famílias para saber o motivo da desistência das crianças.

“Nós iniciamos as buscas nas escolas, procurando saber quais os alunos que estão fora das escolas, e os procedimentos agora estão sendo as visitas nas escolas já estamos fazendo o alerta, e estamos fazendo visitas as casas dos alunos fazendo nosso relatório e sabendo qual o motivo que a criança não está indo à escola e através desse acompanhamento nós estamos no processo de fase de resgatar ele para voltar a escola”, concluiu.

Grande picos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *