Cabos de energia são furtados de hospital no Piauí e UTI quase ficou sem energia

Equipes do Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, foram pegos de surpresa com a falta de energia em alguns setores. Segundo a diretora da unidade de saúde, Samara Sá, ao verificar o ocorrido, foi constatado que cabeamento que abastece a rede elétrica havia sido cortado e foram furtados fios de energia que alimentam o hospital. As informações são do Grande Picos.

“Durante o plantão, a gente ouviu um barulho estranho e um estouro, juntamente com a queda de energia e um cheiro de fumaça, a gente saiu para averiguar o que tinha acontecido. Foi percebido, após chamar o setor de manutenção, que o cabeamento da rede elétrica do hospital tinha sido cortado e alguns metros furtados”, disse.

De acordo com a gestora, os pacientes da UTI só não ficaram sem a assistência das máquinas por conta da bateria que manteve a energia dos equipamentos.

“A pessoa quando faz um furto desse, ele não mede a dimensão do problema. A nossa sorte no momento do ocorrido, as nossas UTIs estavam com ocupação baixa, nossos equipamentos têm baterias e a gente transportou os pacientes para um local seguro. Em um ambiente do hospital faltou [energia], mas imediatamente os pacientes foram transferidos para outro setor e não houve nenhum problema com os pacientes. Mas é de entristecer, é muito preocupante, porque a pessoa quando faz isso, ela não pensa que pode ter um parente, e que pode prejudicar, não só uma ou duas pessoas, mas um hospital por inteiro”, informou.

Samara Sá informou ainda que após o ocorrido, foi solicitado junto à Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH) – gestora do Hospital Regional de Picos – a instalação de câmeras de segurança e refletores para a área externa do Regional, para tentar barrar ações criminosas na unidade de saúde.

“Também foi solicitada, e já era uma solicitação antiga, e hoje foi reforçada, a questão da segurança armada para a proteção de profissionais e de pessoas que estão internos e acompanhantes”, acrescentou.

Foi registrado um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Picos. Equipes policiais estiveram na manhã de hoje periciando o local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *