Código universal de produto: como ele ajuda no seu negócio

Essa é uma questão bastante atual, que vem sendo debatida por empresários e especialistas de todos os setores empresariais. Afinal, a organização da empresa está completamente atrelada a implantação do código universal do produto.
Nesse sentido, estabelecer código de barras para os produtos comercializados no seu estabelecimento é um enorme passo para a organização do seu negócio. Com isso, a sua empresa poderá dar um salto quântico em crescimento.
Existem basicamente dois formatos de código universal de produto utilizados pelas empresas. O código de barras EAN-13 e código de barras DUN-14, vamos explicá-los mais detalhadamente para você.
O que é o código de barras EAN-13?
EAN-13 é um código criado na Europa, e a sua sigla vem das palavras EuropeanArticleNumber. Esse código de barras, como o próprio nome sugere possui 13 dígitos, contendo neles todas as informações relevantes sobre o produto.
Essas informações se subdividem dentro desse código. Sendo composto da seguinte forma:
? País de Origem – 3 primeiros dígitos;
? Empresa Fabricante – 4, 5 ou 6 dígitos sequenciais aos 3 primeiros;
? Produto produzido – 3, 4, ou 5 dígitos sequenciais aos de cima;
? Dígito verificador – 1 dígito.
É importante salientar, que independentemente da quantidade de dígitos distribuídos no código, o total deverá ser sempre 13 não podendo nem ser menos e nem mais.
Esse código de barras é conhecido como código universal, e é usado na embalagem do produto unitário, sendo que nas caixas com mais unidades, ou em containers o código usado é o DUN-14 que explicaremos a seguir.
O que é o código de barras DUN-14?
O código de barras DUN-14 vem da sigla Distribution Unit Number, e diferente do EAN-13, possui 14 dígitos.
É um código bastante utilizado em container, caixas de transporte, paletes, entre outros. Ele permite tanto ao atacadista quanto ao varejista baixar múltiplas unidades de produtos de uma única vez.
Tome como exemplo um supermercado. Quando o estabelecimento realiza a venda de um saco de feijão, faz a baixa de um produto unitário. Todavia, ao receber uma caixa contendo 100 sacos de feijão não precisará inserir um por um, podendo dar entrada no código DUN-14 que representa todas as unidades juntas.
Esse código, está se tornando cada vez mais popular no Brasil, sendo usado pelas indústrias e comércio atacadistas que enviam unidades de forma múltipla para o comércio varejista.
Como o código universal pode ajudar no seu negócio?
Conforme pudemos ver, os códigos de barras mais comuns utilizados no Brasil são o código EAN-13 que é usado em unidades soltas e o código DUN-14 que é utilizado em caixas com múltiplas unidades.
Com a implantação desses códigos de barras dentro do seu estabelecimento, você poderá organizar e gerenciar a estocagem do seu negócio de maneira muito mais eficaz e consistente.
Com a utilização do código de barras universal, diversos problemas como vencimento do produto, quantidade de compras, vendas, bem como o giro exato de cada produto no estoque serão superados de maneira fácil e eficaz.
Há aproximadamente 30 anos atrás, quando a tecnologia ainda não era tão avançada, e os microcomputadores estavam apenas começando no país, as empresas do varejo tinham uma dificuldade muito grande em ajustar os seus negócios.
O controle de estoque era bastante falho o que ocasionava faltas frequentes de produto nas gôndolas, além de problemas para inventariar o estoque e tomar decisões de compra e implantação de novos produtos.
Nesse sentido, a gestão do estoque tornou-se bem mais eficaz, e com ela a produção, distribuição e reposição tanto da matéria prima quanto do produto acabado.
O código universal e a gestão estratégica do negócio
Muitas empresas acabam falindo no Brasil em virtude da falta de planejamento estratégico. E a informatização está ajudando a reduzir a mortalidade de empresas no país.
Isso ocorre pelo fato do empresário possuir dados mais consistentes gerados pelo sistema através do código universal do produto. Pois, antigamente o empresário precisava passar uma grande parte do seu tempo fazendo a gestão operacional.
Contando estoques, avaliando perdas, conferindo caixa, entre outras atividades que o tiravam do departamento estratégico da empresa. Com o advento da tecnologia essa realidade mudou sobremaneira.
O empresário já possui praticamente todos os dados que precisa fornecidos pelo sistema. E, com isso pode ter mais tempo para avaliar a inserção de novos produtos no mix, abrir novas unidades, ou lançar novas linhas de produtos.
Dessa maneira, o código de barras possibilitou um grande avanço na vida dos empresários. Com eles, o empresário consegue ter dados mais do que suficientes para a tomada de decisões mais acertadas dentro da empresa.
O código universal do produto e a logística de distribuição
Uma outra questão bastante pertinente que melhorou bastante com o código universal do produto foi a logística de distribuição do mesmo após a aplicação de um sistema de informação dentro da empresa.
Existe hoje em dia, inclusive sistemas que interligam toda a cadeia de suprimento. Desde o produtor rural de uma matéria prima até o varejo final que faz a venda direta para o consumidor.
Nesse sentido, o sistema de produção empurrado vai sendo cada vez mais substituído pelo sistema de produção puxado. Pois os empresários do início de uma cadeia de suprimentos conseguem saber em tempo real o momento de reposição do varejo.
Dessa forma, tanto a indústria que transforma a matéria prima em produto acabado quanto o produtor da matéria prima fazem uma programação de produção bem melhor ajustada, evitando desperdícios que era bem comum até bem pouco tempo.
Quem acaba ganhando com isso é o consumidor final que passa a ter produtos sempre nas gôndolas do varejo, a preços mais acessíveis.
Desse modo, investir em um código universal do produto EAN-13 e DUN-14 deixou de ser um diferencial na atualidade, tornando-se essencial para a empresa sobreviver em um mercado amplamente competitivo, onde o cliente torna-se cada vez mais exigente.
cidade verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *