Com Whindersson Nunes e Porta dos Fundos, YouTube anuncia 6 produções originais brasileiras

Seis produções originais brasileiras serão lançadas pelo YouTube nos próximos meses, anunciou a plataforma nesta terça-feira, 24, no Brandcast, evento anual voltado a marcas e influenciadores.

Os lançamentos acontecem pelo ‘selo’ YouTube Originals, que reúne séries, filmes e documentários produzidos pela própria plataforma.

Com o anúncio, o Brasil se torna o quinto mercado a receber o YouTube Originals, ao lado de Europa, Ásia-Pacífico, Estados Unidos e América Latina. As produções receberão investimento da empresa em etapas que vão desde a criação até a divulgação dos produtos.

“O Brasil é um mercado fundamental para nós por diversas razões, e nós estamos descobrindo talentos que não necessariamente são ‘traduzidos’ para o resto do mundo”, afirma a head de conteúdos originais do Youtube para a América Latina, Margie Moreno.

Ela afirma que o YouTube Originals tem o compromisso de trabalhar conteúdo local para públicos locais. “Nós não queremos criar algo ‘internacional’. A ideia é que o Brasil esteja em primeiro lugar, e o ‘global’ em segundo”, explica.

Para isso, a plataforma fechou acordo com cinco canais de sucesso no Brasil: Whindersson Nunes, Porta dos Fundos, Desimpedidos, Nathalia Arcuri e Manual do Mundo. “Nós queremos ser leais com os nossos criadores, ajudá-los a crescer como ele querem crescer”, afirma Margie. “Não faria sentido chamarmos celebridades já consagradas, como atores de novela, e deixar nossa ‘família’ de lado”.

Ela destaca, no entanto, que a ideia é desenvolver conteúdo especial, diferente do que esses canais já produzem. “Nós queremos produções que tragam coisas novas, e só possam ter sido feitas com o YouTube Originals”, diz.

Além de canais e produtores de conteúdo ‘da casa’, a plataforma também trabalhará com diretores, produtores e roteiristas que não trabalham normalmente com o YouTube, mas têm ‘boas ideias’, afirma Moreno. É o caso da produtora Los Bragas, que assina as séries Samantha! e Sintonia, da Netflix.

Programas

Em turnê pelo País após meses afastado devido à depressão, Whindersson Nunes foi o escolhido para dar início às estreias dos primeiros YouTube Originals brasileiros. Dono do segundo maior canal da plataforma no Brasil, o humorista estreia no dia 3 de outubro a série documental Whindersson – Próxima Parada, em que explora a cultura local de diversos países na companhia de amigos e celebridades nacionais e internacionais.

Com 16 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, a equipe do Porta dos Fundos buscará o próximo integrante do elenco no reality show O Novo Futuro Ex-Ator do Porta, que reunirá dez episódios semanais, filmados em cinco estados brasileiros.

Um reality show também foi a aposta do canal Desimpedidos. Em Fred Be a Pro, o apresentador do canal contará com a ajuda do astro do futsal Falcão para realizar seu sonho de infância: ser jogador de futebol profissional.

Já a jornalista Nathalia Arcuri, que conquistou mais de 4 milhões de inscritos descomplicando investimentos e finanças pessoais no canal Me Poupe!, protagonizará o One Billion Women World Tour. A série contará a história de algumas das empreendedoras mais bem sucedidas do mundo, cujas fortunas somam, juntas, mais de 1 bilhão de dólares.

Um dos mais tradicionais da plataforma, o canal Manual do Mundo, especializado em ciência e tecnologia, produzirá uma série de experimentos em grande escala em espaços públicos, contando com a participação do público.

Responsável pelos originais Netflix Samantha! e Sintonia, a produtora Los Bragas, que tem entre os sócios a atriz Alice Braga, estreará uma série documental com foco nos esportes de rua, que abordará a vida e as dificuldades de atletas mulheres, como a skatista Karen Jonz.

Os primeiros seis YouTube Originals estarão disponíveis tanto na assinatura premium da plataforma quanto na opção gratuita.  É uma aposta em um modelo híbrido, em que o usuário pode escolher entre pagar um valor mensal para acessar o Youtube sem anúncios ou continuar como usuário gratuito, interrompido por propagandas.

Mercado

Moreno afirma que o Youtube Originals não pretende competir com a Netflix. “Nós estamos criando diferentes formas de conteúdo, que provavelmente não estariam lá”, afirma. “No Youtube, por exemplo, há a possibilidade de fazer uma live de um evento grande, o que não é encontrado em outras plataformas”.

Ela afirma que o diferencial da plataforma está na habilidade de fazer conteúdo com engajamento em tempo real, capaz de afetar o storytelling dos programas. “Nós nos colocamos como uma alternativa a outros serviços de streaming”,diz.

O serviço, no entanto, também é ambicioso. Perguntada sobre a possibilidade de uma série de fôlego do YouTube, aos moldes de Game of Thrones (HBO) e La Casa de Papel (Netflix), Margie afirma que a hipótese não é descartada. “Nós vamos continuar crescendo, com conteúdo roteirizados e não-roteirizados, e teremos grandes eventos no futuro”, afirma. “Pode ser uma grande série ou uma produção ao vivo, feita uma vez só”.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *