Conheça o projeto DialogaSUS desenvolvido por alunos e professores da UESPI

O projeto de Extensão DialogaSUS é realizado por alunos e professores dos cursos de saúde da Universidade Estadual do Piauí. A iniciativa acontece desde fevereiro e conta com a participação de 21 discentes e quatro docentes. O intuito da proposta é instrumentalizar os participantes sobre Educação Popular em Saúde e promover expansão do diálogo neste tema, levando em conta os princípios e diretrizes do SUS para a produção do cuidado em Saúde.

Na 1ª segunda-feira de cada mês o grupo promove Rodas de diálogos de forma virtual. Nesses encontros, acontecem troca de saberes entre acadêmicos, docentes e grupos de lideranças comunitárias a respeito de conceitos, políticas públicas de saúde e metodologias utilizadas para a Educação Popular.

O projeto é totalmente remoto

“Somos um projeto interprofissional, pois os participantes interagem a partir de diversos lugares de construção de saberes. Inclusive um de nossos objetivos é promover essa interprofissionalidade que é muito necessária”, destacou a Professora Michele Torres, docente do curso de Fisioterapia e uma das coordenadoras da ação.

Para o futuro fisioterapeuta e participante da proposta, Abimael de Carvalho, essa iniciativa ajuda contribui de forma positiva para sua formação profissional. “Ao longo da graduação pouco ouvimos falar da Educação Popular em Saúde (EPS) e o projeto cumpre seu papel. O DialogaSUS tem me possibilitado adquirir conhecimentos, novos saberes, novas práticas, bem como um novo olhar em saúde que sem sombra de dúvidas me permitirão desenvolver um trabalho diferenciado”, contou Abimael, aluno do 9º período de Fisioterapia.

Em breve, o grupo divulgará o material que está produzindo desde o início do projeto. “Estamos editando as primeiras produções e divulgaremos futuramente. São materiais audiovisuais que se utilizam de música e teatralização para dialogar sobre diversos temas na saúde”, disse a Profa. Michele.

Acompanhe mais sobre o projeto e as suas ações no instagram – @projetodialogasus.

180

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *