Equatorial alerta para prazo de recadastramento de cliente na Tarifa Social

Em 2020, o Estado do Piauí conquistou o 1º lugar no Ranking Nacional de Cadastros na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que permite o desconto de até 65% na conta de energia de clientes das distribuidoras pelo Brasil, contando hoje com mais de 482 mil clientes cadastrados nos mais de 224 municípios. Esse resultado foi alcançado graças a uma força tarefa envolvendo Equatorial Piauí, Governo do Estado, por meio da  Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) e prefeituras municipais.

Agora em Julho, a Equatorial Piauí destaca dados relevantes sobre atualização necessária de cadastros destes beneficiados pelo programa da Tarifa Social, onde 147 mil clientes encontram-se com cadastros já desatualizados (a Aneel suspendeu temporariamente a repercussão de cadastros por NIS cadastrado e vencido) e há aproximadamente 80 mil clientes com cadastros de dados a desatualizar nos próximos meses, caso não atualizem o seu NIS (Número de Identificação Social). A Aneel suspendeu o prazo de repercussão (exclusão por desatualização) até o final de setembro-21, conforme Portaria nº 624 onde “suspensos por mais 180 dias os processos de averiguação e revisão cadastral e, consequentemente, as repercussões previstas no Bolsa Família, na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).”

Equatorial alerta para prazo de recadastramento de cliente na Tarifa Social - Imagem 1

Todos os 224 municípios apresentam clientes com cadastros desatualizados, onde os maiores em número de cadastros vencidos e a vencer inscritos na tarifa social de energia elétrica, são:

  • Vencidos :Teresina: 29.202  clientes / Parnaíba: 4. 797 clientes /Picos: 3450 clientes / Piripiri: 3353 clientes / Floriano: 2211 clientes
  • A vencer em 2021: Teresina – 1419 clientes / Parnaíba 2952 clientes / Picos – 1851 clientes  / Piripiri: 1662 clientes e Barras- 1564.

A lista completa do número de clientes com cadastro vencido  e a vencer, pode ser conferida nos links abaixo:

Como atualizar o cadastro

Essa atualização cadastral a cada 2 anos pelos beneficiados é obrigatória e faz parte do conjunto de regras do programa implementado pelo Governo Federal. O responsável pelo NIS deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua residência/município para efetuar a regularização do cadastro. Caso o cliente não consiga o deslocamento até o CRAS, o cliente consegue se recadastrar também no site da SASC, no link: https://www.tsee.com.br/pi

Para evitar que os piauienses continuem com seu benefício, a Equatorial Piauí também pede aos clientes ficarem atento ao alerta enviado na fatura de energia, comunicando previamente que os clientes precisam fazer a atualização do NIS nos CRAS.  A comunicação é feita no campo “Notificação de Reaviso de Vencimento / Mensagem” e por meio de um “carimbo/selo” na fatura de energia, com o objetivo de chamar atenção do cliente sobre a necessidade de realizar o recadastro, como os selos identificados abaixo: ‘’Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município’’ e aos clientes já desatualizados, aparecerá o selo “Benefício da Tarifa Social Cancelado”.

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