Estudantes e professores da UFPI planejam três dias de atos contra corte de recursos

A classe acadêmica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza nesta segunda-feira (13/05) aulas públicas simultâneas. O movimento acontece em defesa da educação e contra os 30% bloqueados nas universidades e institutos federais do Piauí.  As aulas têm início às 17h nos centros do CCE, CCHL CT/CCN II.

Elas vão reunir professores, técnicos, outros servidores e estudantes, iniciando os preparativos para o protesto na quarta-feira (15/05). Os processos de mobilização serão detalhados na terça-feira (14/05). Na data, será realizado também o ato em Defesa da Universidade e Contra os Cortes de Verbas para universidade em frente o pórtico da UFPI às 16h. Na quarta (15/05), acontece a Greve Nacional da Educação às 8h em frente ao prédio do INSS.

ENTENDA O CASO

O reitor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Arimatéia Dantas Lopes, concedeu uma entrevista coletiva na terça-feira (07/05) para falar sobre os impactos na instituição piauiense após o bloqueio de recursos destinados à Universidade Federal do Piauí. De acordo com o reitor, sem esses recursos a universidade não conseguirá funcionar até o final do ano.

O corte afeta diretamente os serviços de vigilância, limpeza, fornecimento de energia e água, manutenção de equipamentos, transporte, dentre outros. Ainda de acordo com o reitor, esse bloqueio mostra a gravidade da situação que a universidade irá enfrentar caso ele seja mantido.

Oito Meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *