Festa junina: dicas de preparo saudável de pratos típicos

Com a chegada de junho, muitos ficam ansiosos pelas festas juninas. As comidas típicas são deliciosas. Entretanto, é preciso ficar atento com sódio, açúcar e gordura. Afinal, o consumo dos pratos deve ser moderado por causa da quantidade de calorias.

Na verdade, é necessário fazer uma restrição de consumo ou, se houver possibilidade, preparar as receitas em casa, reduzindo a quantidade de açúcar, de sal e também de gordura, dependendo da preparação. Confira alternativas para preparações mais saudáveis:

Milho Verde

Cereal que é fonte de carboidrato, contém grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Procure consumir com pouco sal e manteiga.

Pinhão

Rico em fibras e minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio e fósforo. Além de ser naturalmente muito saudável, deve ser cozido somente em água.

Cuscuz

Preparado com farinha de milho, pode ser feito com legumes, ovos, atum, tornando-se um prato bastante nutritivo

Pipoca

Cereal integral que, sem excesso de sal ou gordura, é rico em fibras, assim como vitaminas E, B1, B2 e os carotenoides, considerados antioxidantes. Além disso, contém minerais como cálcio, sódio, iodo, ferro e zinco, entre outros. Em casa, prepare-o no micro-ondas para evitar o óleo.

Batata doce

Essa fonte de carboidratos contém magnésio, fósforo, potássio e vitaminas A, B, C, K e E. Pode ser assada no forno, basta embrulhá-la, depois de lavada inteira e com casca, em papel alumínio e levá-la para assar por 50 minutos aproximadamente.

Arroz doce e canjica

Cereais fonte de carboidrato. Se preparados com menos açúcar e sem leite condensado, são bem nutritivos. Uma alternativa para conferir mais sabor é queimar o açúcar no momento do preparo e adicionar raspas de laranja ou canela.

Curau e pamonha

Fontes de carboidratos. Normalmente levam na composição leite e açúcar. Evite incluir no preparo manteiga, gordura vegetal e leite de coco, pois deixam a iguaria ainda mais calórica.

Vinho quente e quentão

São calóricos por conter álcool e grande quantidade de açúcar. Nos preparos caseiros, existem opções sem álcool, utilizando gengibre, casca de laranja, sucos de frutas como laranja, maçã, abacaxi, maracujá, suco de uva integral e as especiarias como canela e cravo-da-índia.

Fonte: Estadão Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *