Filme sobre eleição de Bolsonaro recebe aprovação da Ancine para captar R$ 530 mil

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) concedeu autorização para captação de R$ 530 mil para produção do documentário “Nem tudo se desfaz: como 20 centavos iniciaram uma revolução conservadora”, do cineasta Josias Teófilo.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 31 de maio. Leia a íntegra.

O projeto do documentário foi registrado inicialmente na Ancine como Sinfonia Nº 2 e poderá captar o valor com base no artigo 1º A da Lei do Audiovisual (Fomento Indireto), que permite patrocínio à produção de obras audiovisuais brasileiras independentes. Os valores investidos pelas empresas serão deduzidos do Imposto de Renda.

“Vale lembrar que essa aprovação não significa que a Ancine está aportando recursos no projeto. Ela representa somente um reconhecimento de que ele reúne as condições para buscar recursos junto a empresas e instituições no mercado”, disse a Ancine em nota ao Uol. Segundo a agência, o documentário ainda não captou nada do valor autorizado.

Nessa terça-feira (23/07), Josias Teófilo falou sobre o projeto nas redes sociais.  Segundo ele, o filme “não é sobre Bolsonaro, mas sobre as causas da eleição de Bolsonaro, que, na narrativa do filme, remontam a 2013”.

“E nunca ouvi falar que a Lei do Audiovisual seja exclusiva para esquerdistas”,disse, ao rebater críticas ao projeto.

Em uma página sobre o documentário no Facebook,  o projeto é caracterizado como “ensaístico”.

CRÍTICAS DO GOVERNO À ANCINE

Em 18 de julho, durante cerimônia de 200 dias de governo, o presidente Jair Bolsonaro fez críticas à Agência Nacional do Cinema. O militar usou o exemplo do filme Bruna Surfistinha para dizer que não se pode usar dinheiro público “para fins pornográficos”. Bolsonaro já manifestou mais de uma vez a intenção de transferir a agência do Rio de Janeiro para Brasília.

A DJ Raquel Pacheco, que inspirou o longa, chegou a rebater a fala e disse que o presidente “deveria cuidar da moral da própria família”.

Conteúdo produzido pelo Portal Poder360 – www.poder360.com.br. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida mediante autorização expressa.

Por PODER360

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *