Inmet alerta e baixa umidade pode chegar a 12% no Piauí

Um alerta publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chamou a atenção da população para a baixa umidade relativa do ar nesta segunda-feira (2) em boa parte da região Nordeste.  Para grupo mais vulneráveis, como crianças, idosos e profissionais que fazem uso da voz o alerta é redobrado.

No Piauí, 198 municípios estão na área de baixa umidade que varia entre 20% e 12%. O ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que a umidade relativa do ar varie entre 50% e 80%.

O alerta classificado como ‘laranja’ tem grau de severidade perigoso e aponta “risco de incêndios florestais”. Para a saúde humana, o Inmet chama a atenção em relação ao “ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”.

Foto: Inmet

Área do Nordeste em alerta laranja do Inmet.

O climatologista e pesquisador Werton Costa explica que a baixa umidade se dá devido a um bloqueio atmosférico que está retirando a umidade do Nordeste e deve passar com a chegada do período chuvoso nas próximas semanas. “É um fenômeno pontual. O mês de dezembro não comporta situações de baixa umidade”, explica o especialista.

Recomendações

Dentre as recomendações apontadas pelo Inmet estão a ingestão frequente de líquido, a não-exposição ao Sol nas horas mais quentes, o uso de hidratantes de pele e de umidificadores de ar. Atividades físicas não são recomendadas e em casos de incêndio, entrar em contato com  junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *