Itaú anuncia demissões em todo país; banco já fechou 212 agências

O Itaú Unibanco anunciou nesta segunda-feira (29) o lançamento de um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que terá início no dia 1º de agosto e duração até o dia 31 do mesmo mês. As demissões acontecem em todo o país, mesmo o banco registrar o lucro contábil aumentou 1,6% (R$ 6,710 bilhões). Com informações do G1 Notícias ao Minuto.

O anúncio foi feito em comunicado divulgado ao mercado, e vale para “todas as empresas controladas exclusivamente pelo Itaú Unibanco Holding S.A. no Brasil”. O banco não informou qual o impacto financeiro esperado pela medida nem a expectativa de adesão dos funcionários.

A empresa oferece duas formas de desligamento. O funcionário que quiser aderir ao PDV poderá escolher entre:

1 -receber meio salário para cada ano trabalhado na empresa, sem ultrapassar o limite de 6 salários, mais a manutenção do plano de saúde por 5 anos;

2- receber meio salário para cada ano trabalhado na empresa, sem ultrapassar o limite de 10 salários, mais a manutenção do plano de saúde por 2 anos;

Segundo a empresa, “ambos os pacotes possuem outros benefícios, tais como participação nos lucros e resultados e pagamento de todas as verbas rescisórias legais”.

O Itaú foi o segundo banco a anunciar nesta segunda um plano de desligamentos de funcionários. Mais cedo, o Banco do Brasil informou que vai lançar um conjunto de ações para promover uma reorganização institucional, que vai incluir uma adequação nos quadros de funcionários no banco, com lançamento de um plano de desligamento incentivado.

Segundo a instituição, o programa busca “adequar suas estruturas à realidade do mercado brasileiro”.

O Itaú tem hoje tem mais de 85 mil colaboradores no Brasil, cerca de mil profissionais a menos do que tinha no primeiro trimestre de 2019. Até o momento a instituição credora não informou o número exato da meta de demissões. .

Com informações do G1 Notícias ao Minuto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *