Pio IX ainda tenta combater incêndio em assentamento

A Prefeitura de Pio IX juntamente com o Corpo de Bombeiros do município de Picos e o Grupamento da Polícia Militar de Pio IX estão atuando no combate ao incêndio que ocorre no assentamento São Luís, na zona rural do município. De acordo com a prefeita Regina Coeli, que esteve no local nessa terça-feira (5), a Prefeitura de Pio IX também solicitou carros-pipas de cidades vizinhas para ajudar a controlar o fogo.

“Acompanhamos as ações na Serra do São Luís. Infelizmente, este é o terceiro grande incêndio que acontece em nosso município. O Corpo de Bombeiros de Picos está no local, com o nosso apoio e também dos moradores. A própria comunidade está empenhada e ajudando no trabalho de combate ao fogo. Nós fornecemos carros-pipas, máquinas para fazer os aceiros e pás carregadeiras. Também já solicitamos carros-pipas de municípios vizinhos para nos ajudar nessa força-tarefa”, comenta a gestora.

A Prefeitura de Pio IX iniciou, ainda no mês de outubro, a campanha Pio IX Contra o Fogo, com a finalidade de conscientizar a população sobre as diversas formas de evitar um incêndio e combater o fogo. A campanha acontece nas redes sociais da Prefeitura de Pio IX e já está com programação educativa no município, neste mês de novembro, com distribuição de panfletos na rede municipal de ensino e no centro da cidade.

“Também realizaremos o Fórum Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios, que acontecerá no próximo dia 22 de novembro, na cidade e zona rural, com a presença do Corpo de Bombeiros e diversos profissionais da área do meio ambiente. Estão todos empenhados e a gente torce para que esse tipo de incêndio não aconteça mais. Porém, é preciso também mais conscientização das pessoas, que todos nós tenhamos mais cuidado com a mata. É importante refletirmos o quanto isso pode causar grandes prejuízos para famílias e até mesmo ser fatal para nossas vidas e para o meio ambiente”, alerta a prefeita Regina Coeli.
O sargento Hildomar Batista, que faz parte Grupamento da Polícia Militar de Pio IX, é um dos coordenadores dos trabalhos de combate ao fogo na localidade São Luís e fala sobre a situação dessa região. “Preparamos um aceiro bem largo com o maquinário da Prefeitura e ajuda dos moradores, para ajudar a proteger casas aos redores da região”, comenta.

“Quero agradecer todo o empenho da nossa gestão municipal, por meio das Secretarias Municipais; dos policiais militares da região; o Corpo de Bombeiros de Picos; e aos moradores da localidade, que se empenham bastante. Essa dedicação nas ações de combate ao fogo é primordial para finalizarmos o trabalho com segurança”, pontua Regina Coeli.

Também acompanharam as ações no assentamento São Luís, nessa terça-feira (5), o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Clairton Alencar; e o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Gilson Alencar.

Fonte: Cidade Verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *