RESUMO l O que você precisa saber hoje, quinta-feira(08): Teresina registra zero óbitos por covid-19

Escolha de vacina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS)  informou, nesta quarta-feira (7), que acatou a recomendação administrativa do Ministério Público do Estadual e, a partir de agora, quem se recusar a receber vacina contra Covid-19 de determinados fabricantes irá para o “final” da fila. Chamadas nas redes sociais de “sommerlies de vacina”, algumas pessoas do público-alvo da vacinação estão se recusado a tomar vacinas em dias determinados para sua faixa etária ou grupo prioritário para poderem escolher a marca.

Zero óbitos

Teresina não registrou mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo boletim epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira (07) pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). Em todo o estado foram registrados mais 5 óbitos, e com isso o número de vidas perdidas para o novo coronavírus no Piauí chega a 6.676.

Volta de cirurgias

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, (Sesapi), autorizou a retomada de cirurgias eletivas para redução da fila de espera no Piauí. Os procedimentos estavam suspensos por conta da pandemia da Covid-19. Entre os fatores levados em consideração para a retomada dos procedimentos eletivos, estão a redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do coronavírus e a redução do número de óbitos pela doença.

Prisão de Roberto Dias

Ontem a CPI acabou em prisão. Ao final do depoimento do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Dias, o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), deu voz de prisão a ele. Aziz acusou Dias de mentir, e ele foi conduzido para a Delegacia da Polícia do Senado. Dias pagou fiança de R$ 1,1 mil e foi liberado no final da noite.

Depoimento do dia na CPI

Hoje a CPI vai ouvir Francieli Fantinato, ex-diretora do Programa Nacional de Imunizações. Integrantes da comissão querem fazer uma acareação entre Francieli e Luana Araújo, infectologista que chegou a ser anunciada secretária de Enfrentamento à Covid do ministério, mas não exerceu a função.

Variante Delta pelo mundo

A variante delta já é responsável pela maioria dos casos de Covid em pelo menos cinco países. No Brasil, a cepa foi responsável por pelo menos duas mortes e foi identificada pela primeira vez nesta semana em um paciente em São Paulo. Ontem o governo confirmou a circulação da nova cepa no estado entre pessoas que não tiveram contato com viajantes e agora avalia antecipar a 2ª dose das vacinas.

oito meia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *