Secretário de Justiça entrega armamentos e certifica detentos pela participação em cursos na penitenciária de Picos

Na manhã desta terça-feira (20) o secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson Rodrigues, esteve visitando a penitenciária José de Deus Barros, em Picos, para certificar 50 detentos que participaram de cursos de capacitação profissional, bem como para realizar entrega de armamentos e munições.

Os cursos de Panificação e Confeitaria e de Microempreendedor Individual (MEI) são uma promoção do Programa de Capacitação e Implantação de Oficinas  Permanentes (Procap) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As atividades trabalham a reeducação e socialização dos detentos, bem como os capacita para o empreendedorismo quando estes forem colocados em liberdade.

O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson Rodrigues, destacou a importância dos cursos para a aprendizagem dos detentos sobre uma nova atividade que pode garantir a sua sobrevivência na sociedade.

“Hoje estamos certificando esses reeducandos que participaram dos cursos que fazem com que eles aprendam um ofício, um trabalho dentro do sistema penitenciário e ao sair do sistema possam utilizar o conhecimento que aqui eles adquiriram.Vale ressaltar que os presos que apresentam bom comportamento e participam dos cursos tem uma redução da pena paca cada tempo de curso, pois acreditamos na educação como instrumento de transformação”, disse o secretário.

O gerente da penitenciária José de Deus Barros, Sinval Hipólito, destacou que os cursos transcorreram de maneira segura e com total aproveitamento.

“Esse é um compromisso que nós temos com os nossos detentos nessa unidade prisional. Com apoio do nosso secretário de Justiça foram ofertados esses dois cursos de maneira positiva, segura. Os detentos que participaram são aqueles que tem bom comportamento, isso traz benefício para eles, familiares e para a sociedade. Daqui eles saem com uma profissão, um curso que podem ajudar no sustento da família quando eles foram colocados em liberdade”, frisou.

Entrega de armamentos

Na ocasião, Carlos Edilson ainda fez a entrega de espargidores, rádios comunicadores, armamentos (espingarda calibre 12) e munições para os presídios de Picos, Bom Jesus, Oeiras, São Raimundo Nonato e Floriano.

“Estamos dando uma melhor qualidade ao trabalho do agente penitenciário, não é a primeira que estamos em Picos fazendo essa entrega. Estamos entregando rádios comunicadores para melhorar a comunicação, espargidores, armamentos e munições” explicou o secretário.

Para os dois presídios localizados em Picos foram destinados 31 novos materiais já descritos acima.

folha atual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *