Ansiedade infantil: dicas para identificar e combater o problema

0
311

A ansiedade infantil requer muita atenção por parte dos pais. Em linhas gerais, o corpo produz um alerta semelhante ao de situações preocupantes, como quando ocorre com ameaças ou perigos. O problema ocorre quando isso se desenvolve de forma exagerada.

×

Estima-se que cerca de 15% das crianças sofrem com esse problema. Além da herança biológica, a doença está relacionada também com o ambiente em que a criança vive.

Entre os sinais estão alterações de sono e humor da criança. Além disso, é possível identificar problemas com o desempenho na escola.

Dicas

Em primeiro lugar, é importante o filho contar com o apoio dos pais. Isso promove a sensação de segurança na criança. É importante ainda evitar falar constantemente sobre planos para o futuro, evitando assim criar expectativas.

É importante ficar atento para identificar como a ansiedade se manifesta. Pode ser alguma reação durante uma situação específica ou relacionada com a escola.

Estimule também a criança a relaxar e ter paciência com as situações do dia a dia. Além disso, incentive atividades como a leitura. Brincadeiras também são formas positivas de distrações.

Além disso, é importante saber que existem especialistas que podem ajudar a combater esse problema. Por isso, terapias e psicólogos infantis podem e devem ser procurados.

Fonte: Estadão Conteúdo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here