Aumenta a taxa de contágio do vírus no Piauí: 10 pessoas infectam 15, diz pesquisa

0
229

Nova pesquisa epidemiológica revela que aumentou de 1,3 para 1,5 a taxa de transmissão do vírus no Piauí em uma semana. Segundo a biomédica Ester Miranda Pereira, que coordena os  cálculos, antes, 10 pessoas infectavam 13, agora, 10 pessoas infectam 15.

O levantamento será apresentado ao governador Wellington Dias (PT) durante reunião com o comitê ampliado, logo mais, às 10h30. Participam da reunião, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto e representantes dos prefeitos, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Ministérios Públicos.

Com esse fator negativo de aumento da transmissibilidade, o governador deverá prorrogar o decreto de isolamento social, que vence hoje, e anunciar novas medidas.

Ester Miranda informou ao Cidadeverde.com que estava fechando o inquérito sorológico que apontava o aumento da taxa de contágio.

“Estamos fechando os cálculos, mas aumentou a taxa de contágio no Piauí e deverá ficar em 1,5 ou acima. Isso representa que um grupo de 340 mil infectados está entrando na imunização ou transmitindo o vírus”, disse a biomédica.

Ela atribui o aumento da transmissão ao desrespeito ao isolamento social e relaxamento das medidas de proteção como uso de máscaras.

Foto: Ascom/Sesapi

Biomédica Ester Miranda

Segundo Ester Miranda, o Piauí ainda não atingiu o pico da doença. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o pico deverá ocorrer por volta de setembro. A Secretaria Estadual de Saúde realiza novas pesquisas para detectar se existe pico ou estabilidade da doença no estado.

Segundo a biomédica, 4% da população do Piauí já foi infectada e se houver aumento nos números, no ritmo atual, o sistema de saúde poderá entrar em colapso.

Para tomar uma decisão sobre a flexibilização das atividades, o governo analisa o número de casos no estado, taxa de óbitos e ocupação de leitos de UTIs.

O governador Wellington Dias fará live, às 12h30, para anunciar as medidas para os próximos dias.

Flash Yala Sena
yalena@cidadeverde.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here