Bebê nasce com duas bocas possuindo língua, dentes e lábio

0
483

Uma bebê nascida nos Estados Unidos com duas bocas, passou por uma impressionante cirurgia recentemente, ao atingir seis meses de idade. O caso, considerado raríssimo, impressionou os médicos. A segunda boca possuía dentes, língua e um lábio.

A condição, chamada de diprosopia, gera uma duplicação de algumas partes da face – podendo ser, até mesmo, dois rostos. Neste caso, a bebê tinha uma “cavidade oral extra”, uma segunda boca em pleno desenvolvimento.

O caso é tão raro que este é o 35º a ocorrer desde o ano de 1900. Os médicos identificaram um problema durante exame de ultrassonografia realizado no início do terceiro trimestre de gravidez. No início, eles entenderam ser uma “massa”, mas não conseguiram identificar qual seria a condição clínica, mas imaginaram ser um tumor, mas não fecharam um diagnóstico.

Ao nascer, a bebê passou por exames avançados, mostrando que a segunda boca possuía seis dentes, uma pequena língua que se movia ao mesmo tempo que a língua da boca principal (com perfeita sincronia) e um pequeno lábio.

A equipe de médicos do Hospital Universitário da Carolina do Norte publicou o caso na respeitada revista médica BMJ Case Reports, relatando todo o caso. A bebê passou com sucesso pela cirurgia e está recuperada.

O último caso de diprosopia foi registrado em um bebê do Egito, que precisou ir aos Estados Unidos para ser operado. O caso era complexo, com um segundo par de maxilares, que necessitou de atenção especial para ser retirado.

jornalciencia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here