Governador decide hoje sobre lockdown e manutenção do decreto de isolamento

0
173

O governador Wellington Dias (PT) se reúne na manhã desta sexta-feira (19), com autoridades e membros do Comitê Covid-19. No encontro, eles definirão se o Piauí terá lockdown no final de semana e se será prorrogado o decreto de isolamento social que se encerra  na segunda-feira (22). 

O governo não descarta a possibilidade de decretar lockdown não só no final de semana, mas também, durante a semana. Essa decisão será tomada de acordo com o índice de isolamento social em todo o estado.

Nas últimas semanas, a taxa tem apresentado queda. Na quarta-feira (17), o índice foi de 39%, um dos mais baixos da quarentena. O isolamento é apresentado como a principal forma de evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

A medida anunciada hoje, terá impacto direto na decisão sobre a reabertura de atividades econômicas. Para reabrir, o governo leva em consideração aspectos como número de casos da Covid, de óbitos, de internação e de ocupações hospitalares.

A principal preocupação dos gestores é com a disponibilidade de leitos para atender pacientes com  a doença. No caso de UTI, a ocupação chega a quase 80% em Teresina. O ideal é que existisse pelo menos 30% de leitos vagos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here