Governador vai decretar lockdown quando ocupação de leitos de UTI chegar a 50%

0
99

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta segunda-feira (11) que o Piauí irá decretar lockdown nas cidades com maior número de infectados se o estado ultrapassar a metade dos leitos de UTI com pacientes por Covid-19. Tem crescido a demanda por leitos de terapia intensiva e de estabilização no estado. Atualmente a taxa de ocupação de leitos com respiradores chega a aproximadamente 42,9%.

De acordo com os dados divulgados nesse domingo (10) pela Secretaria Estadual de Saúde. Quase a metade (46,7%) dos leitos de UTI do estado, que contam com respiradores, já estão ocupados. A média de ocupação entre os leitos de UTI e de estabilização, ambos com respiradores, é de 42,9%. O Piauí possui cerca de 900 leitos, incluindo os pertencentes à iniciativa privada e filantrópica.

Segundo o governador, no dia 6 de abril eram 30 pessoas internadas em leitos de UTI por infecção com o novo coronavírus. Até este domingo (10), o número chegava a 98 internados. Ao todo já são cerca de 200 pessoas internadas no Piauí por Covid-19, incluindo leitos clínicos.

A possibilidade de lockdown no estado já foi debatida em reunião do comitê de enfrentamento a Covid-19 no estado que apontou a medida caso a ocupação de leitos intensivos aumente. “Se no Piauí o número de leitos disponível tiver uma ocupação acima de 50% nós vamos estar tratando de lockdown em alguns lugares que foram responsáveis pelo aumento dos casos”, afirmou Wellington.

Os municípios em que a situação é mais grave provavelmente vão ter que ter “uma posição mais dura”, segundo o governador.

A live inicia a partir de 1h09min do vídeo.

12 regiões mais críticas
Wellington Dias citou 12 regiões do estado em que um número expressivo de novos casos é detectado e são considerados “pontos críticos” da doença no Piauí. As regiões englobam cidades como Teresina, Parnaíba, Piracuruca, Esperantina, Luzilândia, Campo Maior, Água Branca, Floriano, Valença, Picos, Canto do Buriti e São Raimundo Nonato.

O Comitê que deverá decretar lockdown no estado envolve setores dos três poderes, universidades, representantes de empresários e de trabalhadores. “Esse comitê é quem tomará a decisão”, disse Wellington.

Estimativa de infectados quadruplica em uma semana
O crescimento da necessidade de leitos de UTI no Piauí é reforçado pela segunda etapa da amostragem realizada em 14 cidades piauienses. O estudo apontou um crescimento significativo da previsão de casos de infectados no estado. Na primeira etapa da amostragem, a estimativa era de 3.800 infectados. Na segunda etapa, uma semana depois, a projeção é de 17.148 pessoas infectadas pelo coronavírus em todo o Piauí. O aumento equivale a quase o quádruplo do registrado na semana a anterior.

 

Cidade Verde

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here