Hospital Universitário amplia número de leitos de UTI e Clínicos para Covid-19

0
155

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) ampliou o número de leitos para atendimento a pacientes com Covid-19. Agora são 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 17 leitos clínicos.

A ampliação aconteceu nesta semana, sendo cinco novos leitos de UTI e seis clínicos, depois que o hospital foi habilitado pelo Ministério da Saúde e realizou contratação de mais profissionais. E ocorreu depois que a unidade teve lotação completa, semana passada.  

No boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) sobre os números da doença no estado, nesta terça-feira(10), dos 20 leitos de UTIs, 16 estavam ocupados e dos 17 clínicos, dez tinham pacientes. O HU já registrou quatro altas médicas e três óbitos.

Os pacientes chegam ao HU regulados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), já que não há demanda livre na unidade.

“Os pacientes são atendidos, inicialmente, nas unidades básicas de saúde e nos hospitais já definidos para o primeiro atendimento e, posteriormente, esses pacientes são encaminhados para o HU-UFPI, obedecendo ao sistema de regulação, operacionalizado pelo gestor do SUS em Teresina”, explica José Miguel Parente, Superintendente do HU-UFPI.

De acordo com o Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI, Jonatas Melo Neto, a habilitação dos novos leitos vem garantir o tratamento de mais pacientes graves acometidos pela doença. “Com essa ampliação, teremos agora, no Hospital Universitário, um total de 37 leitos, com os quais podemos prestar assistência segura, qualificada e adequada aos pacientes”, afirma.

José Miguel Parente ressalta que essa ampliação resulta em um significativo reforço para as ações de enfrentamento à Covid-19 no Piauí. “Estamos ampliando a capacidade de assistência aos pacientes mais graves, tanto com novos leitos como com outras ações, a exemplo da contratação temporária de profissionais”, enfatiza.

Desde abril deste ano, o HU-UFPI já contratou 77 novos profissionais temporários para reforçar o quadro da equipe multiprofissional que presta assistência e cuidado aos pacientes com Covid-19. Assim como em todos os hospitais, o HU também tem profissionais afastados com a doença. 

 

Caroline Oliveira
Com informações do HU
redacao@cidadeverde.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here