Incêndio de grandes proporções dura 05 dias e ameaça três municípios no Piauí

tenente-coronel José Veloso, do Corpo de Bombeiros do Piauí, conta que o incêndio que atinge a cidade de Pedro II há pelo menos cinco dias já ameaça atingir os municípios de Milton Brandão e Domingos Mourão. Nesta segunda-feira (30) equipes da capital foram deslocadas ao município para tentar debelar as chamas, que estão assustado a população.

“Temos risco de atingir outras cidades porque é uma região montanhosa. O nosso comandante operacional está se deslocando para essa região porque tem a possibilidade da gente ter que ampliar a estrutura. Estamos enviando duas viaturas, equipes de Piripiri também estão indo e do município”, conta o tenente-coronel. Segundo o Corpo de Bombeiros o vento na região atinge a velocidade de 22 Km, o que está facilitando a propagação do fogo.  Uma estrutura de combate a incêndios florestais será empregada.

“Isso significa uma velocidade muito grande e eu tenho que fazer uma linha de combate. Estamos fazendo uso dos equipamentos de bombas intercostais, viaturas kit de combate a incêndio florestal com pickups tracionadas, usamos água para fazer o controle do fogo contra o fogo. Também temos batedores e um estrutura logística para proteger os patrimônios da região. É uma região com criação de abelhas, gados, uma série de patrimônios sem considerar o ambiente em si, com riqueza de flora e fauna que está sendo destruída pelo fogo”, acrescenta.

Além das equipes de Teresina, bombeiros de Piripiri também estão se deslocando para a região. O tenente-coronel Veloso não descarta a possibilidade de pedir reforço federal, caso as chamas sigam avançando.

“Não vamos descartar a possibilidade de pedido de apoio federal, mas no momento a resposta nossa está sendo local, com as equipes do Corpo de Bombeiros do Estado”, disse.
O Piauí vem sofrendo com uma série de queimadas e o Corpo de Bombeiros do Estado tem reforçado as equipes para atender as ocorrências. Diariamente, a zona urbana de Teresina, por exemplo, tem uma média de 12 a 15 incêndios.

O aumento de ocorrências também é preocupante em outras cidades do Estado. O Corpo de Bombeiros alerta que quase 100% destes incêndios são causados pela ação humana.

“O Corpo de Bombeiros  está sobrecarregando esta estrutura para atender esse tipo de ocorrência de incêndio em vegetação. Quase 100% é responsabilidade humana, seja de forma culposa ou dolosa. A causa do incêndio em regra é pala ação humana seja de forma criminosa ou dolosa”, ressalta.


Fonte: Cidade Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *