MEC lança plataforma de avaliação de estudantes pós-pandemia


O MEC (Ministério da Educação) disponibiliza, a partir desta quinta-feira (07/10), as Avaliações Formativas direcionadas ao ensino fundamental, dos anos iniciais e finais. Todas as escolas do país podem se cadastrar no site do ministério para ter acesso às ferramentas. As informações são do R7.

A avaliação possibilitará a realização de diagnóstico quanto ao nível de aprendizagem do estudante em português, matemática e fluência na leitura. A partir do próximo ano, o MEC deve incluir os estudantes do 6º ano e também avaliações de ciências da natureza.

Essas avaliações serão disponibilizadas tanto para rede pública quanto para a particular por meio de uma plataforma específica e desenvolvida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

“Essa é uma das entregas mais relevantes feitas pelo MEC neste contexto de pandemia, acreditamos que será uma contribuição valiosa das aprendizagens”, diz o Secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo. “Ficou claro que o retorno das aulas tinha de vir acompanhado de avaliações diagnósticas colocada a serviço das redes de ensino do ensino fundamental.”

Os professores poderão fazer um diagnóstico da aprendizagem principalmente após o período de aulas remotas. A ideia é que as escolas possam desenvolver atividades individualizadas aos estudantes e acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo de 2022.

“A Undime tem solicitada essa avaliação diagnóstica para garantir que políticas públicas sejam coerentes com a realidade, esperamos que essas iniciativas se multipliquem para que possamos fazer avaliações e planejamos mais técnicos”, destacou o vice-presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Marcelo Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *