Pequenos criadores piauienses contestam regras da Conab para venda de milho

Criadores piauienses questionam a nova Medida Provisória sobre a venda de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através do Programa de Venda em Balcão (ProVB) ao pequeno produtor.

O programa prevê que o pequeno produtor, que se enquadre dentro da política nacional de agricultura familiar, e é exatamente isso que tem sido questionado por produtores piauienses, uma vez que muitos deles apesar de serem pequenos produtores não se enquadram na política da agricultura familiar e ficam impedidos de adquirir milho pela Conab.

Paulo Roberto, criador de suínos em entrevista a TV Cidade Verde, disse que os pequenos criadores de suínos foram pegos de surpresa, pois a maioria não se enquadra no grupo de agricultura familiar e agora sem poder comprar milho da Conab estão com dificuldade para adquirir o cereal para alimentar a criação.

    Reprodução TV Cidade Verde

“Pegou-nos de surpresa, eu iria comprar um milho a última parte da minha cota no dia 19 e no dia 18 saiu a circular interna da Conab que só poderia adquirir milho o produtor que se se enquadra na agricultura familiar. Para comprar no cerrados, eles só vendem a partir de 30 mil kg, na minha granja eu consumo 10 mil kg por mês. Nós estamos em situação desesperadora”.

180

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *