Pesquisa estima que 107 mil já estão imunes à Covid-19 em Teresina

0
129

Os resultados da décima quinta etapa da pesquisa sorológica encomendada pela Fundação Municipal de Saúde, divulgada nesta quarta-feira (29/07) pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) em videoconferência com jornalistas, estima que mais de 107 mil pessoas em Teresina já estão ‘imunes’ à Covid-19.

Realizada entre os dias 24 e 26 de julho, a pesquisa indica 197.963 infectados na cidade, uma redução de 2% nos casos em relação à semana anterior.

Já o número de pessoas com infecção recente continua caindo, passando de mais de 20 mil na semana anterior para 12.454 nesta etapa da pesquisa sorológica, uma redução de 38%.

Queda também no índice de reprodução do vírus, o chamado R0, que indica quantas pessoas podem ser infectadas a partir de um único indivíduo doente. De 0,66 caiu para 0,62, mantendo-se abaixo de 1, requisito essencial para a manutenção do processo de reabertura das atividades econômicas.

Dos casos identificados nesta etapa, 62% estão na Zona Sul da capital, 23% na Zona Sudeste e 15% na Zona Norte. A Zona Leste não teve registro, o que, de acordo com o prefeito, pode ser justificado pelo fato de que boa parte dos indivíduos na região estão imunizados.

Em relação à ocupação, 46% dos infectados são aposentados, estudantes ou domésticos, 31% são funcionários públicos ou de carteira assinada, 15% profissionais liberais, empresários e autônomos, e 8% desempregados ou temporários.

A pesquisa sorológica é realizada pelo Instituto Opinar com a aplicação de 900 testes na população.

180

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here