Prefeitura de Jaicós e Sebrae promovem palestra para catadores de lixo

A Prefeitura de Jaicós em parceria com o Sebrae-PI realizou na tarde do último sábado (17.ju7l) uma palestra voltada para o cooperativismo e associativismo para os catadores de lixo do município.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, no centro de Jaicós e teve como tema: “Cooperar para o Empreendedor no Agronegócio” e foi ministrada pelo consultor do Sebrae, Roberto Aquino e contou com as presenças do chefe de Gabinete da Prefeitura de Jaicós, Deusmar Costa, Mercês Dias do Sebrae Picos, Assessor Jurídico da Prefeitura de Jaicós, Dr. Guilherme Bento, assessor de Comunicação, Ivan Marques e os catadores de lixo, José Orlando, Francisco, Jusselino  e João de Deus.

A palestra é parte integrante de uma iniciativa empreendedora da Prefeitura de Jaicós, que é a criação de uma cooperativa de acatadores de lixo no município.

O consultor do Sebrae, Roberto Aquino, destacou durante a palestra sobre os benefícios da coleta seletiva para as áreas ambiental, social, educacional, cultural e econômica. “Lixo é dinheiro para milhares de famílias de catadores em muitos lugares do Brasil e pode ser aqui em Jaicós também”, disse.

Roberto destacou que vários municípios do Brasil existem associações e cooperativas com boas estruturas de atendimento aos catadores, com automóveis disponíveis para carregar o material coletado, barracões para o trabalho de separação do lixo, prensas para reciclagem, e equipamentos de proteção ao trabalhador.

O palestrante discorreu também sobre a importância da união, dos desafios, dificuldades incomuns, e a busca de soluções e benefícios para que realmente fortaleçam as atividades e que todos possam ganhar juntos com a implantação da cooperativa.

Informações Portal Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *