Terapeuta ocupacional dá dicas de como cuidar dos idosos em tempos de isolamento social

0
125

Com esse cenário de pandemia da COVID-19 e a necessidade de isolamento social, a família se tornou o maior suporte emocional, afetivo e social da pessoa idosa. Para que os idosos consigam se adaptar bem a esse momento é importante manter a rotina e, principalmente, a independência nas tarefas do cotidiano.

Marcia Fonseca, terapeuta ocupacional da Intermed, destacou três eixos de atividades que são imprescindíveis para os idosos se manterem ativos durante o isolamento.

Marcia Fonseca, terapeuta ocupacional da Intermed
Marcia Fonseca, terapeuta ocupacional da Intermed 

“Na reorganização da rotina é importante ter o autocuidado com a higiene e a alimentação do idoso. Nas rotinas produtivas deve-se incluir o uso de internet, exercícios físicos e afazeres domésticos. Se faz necessário ainda incluir atividades que deem prazer em conjunto com a família, pois elas ajudam a minimizar o desconforto do isolamento e fortalecer laços”, disse.

Marcia explicou também que é preciso estipular tempo e horário para que o idoso possa se atualizar com noticiários. “É importante que esse tempo consumindo notícias seja curto para não comprometer a saúde mental e acabe alimentando sentimentos de medo, ansiedade e desesperança”, alertou.

Ainda de acordo com Marcia, existem algumas atividades que podem ajudar na estimulação cognitiva dos idosos. “Os jogos de tabuleiros, memória, caça palavras são atividades que, além de estimular a memória, contribuem para aumentar o tempo de convivência do idoso com a família”.


Fonte: Com informações da assessoria

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here